Publicações

Cadernos Cebrap Sustentabilidade

Edição atual

Cadernos Cebrap Sustentabilidade - n.2 - 2022

Volume 2 – n. 2 - fevereiro 2022 – A expansão da monocultura na região do Matopiba e a segurança alimentar e nutricionals, de Walter Belik

Resumo: Este estudo pretende demonstrar como o avanço da monocultura da soja nos cerrados brasileiros e região do Matopiba provoca impactos diretos nos hábitos alimentares e na segurança alimentar das populações nesses territórios. Para isso, foram levantados os principais indicadores disponíveis em busca de um paralelo entre a evolução brasileira e o que se observou nos quatro estados ou mesmo na região analisada. Mas, também cabe destacar que não existem informações em nível municipal disponíveis, e que permitam construir um quadro exato e em tempo real sobre a segurança alimentar e nutricional nos municípios. Os dados coletados e analisados mostram uma inversão na trajetória de redução de vulnerabilidade alimentar que vai até 2014 ou 2015 e volta a aumentar a partir de então, no Brasil. Dados independentes, coletados no ano de 2020, apontam para um quadro preocupante com o crescimento da insegurança alimentar como resultado e retroalimentando a queda de renda e emprego.

Palavras-chave: soja, Matopiba, segurança alimentar e nutricional, monocultura, Brasil

Acesse a edição na íntegra.

O Núcleo de Pesquisa e Análises sobre Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade – cujo nome abreviado é Cebrap Sustentabilidade – dedica-se à produção de conhecimentos voltados a favorecer formas inovadoras de tratamento do tema ambiental e que estejam sintonizadas com os principais avanços realizados pela comunidade científica nacional e internacional.
Rua Morgado de Mateus, 615 – Vila Mariana, São Paulo – SP, Brasil
sustentabilidade@cebrap.org.br