Sobre o Cebrap Sustentabilidade

Atuar produzindo conhecimento com excelência científica sobre temas fundamentais para a sociedade, em cada época, sempre foi uma das marcas do Cebrap ao longo de seus 50 anos de existência. No Brasil e no mundo do século XXI os temas ambientais representam um dos maiores desafios contemporâneos e se somam a outros temas, aos quais já vínhamos nos dedicando, como democracia e desigualdades.

Criado em 2020, o Cebrap Sustentabilidade – Núcleo de Pesquisa e Análises sobre Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade – traduz a prioridade que queremos dar a esse tema.

Cebrap Sustentabilidade dedica-se à produção de conhecimentos voltados a favorecer formas inovadoras de tratamento do tema ambiental e que estejam sintonizadas com os principais avanços realizados pela comunidade científica nacional e internacional. 

A agenda ambiental comporta um amplo rol de temas: mudanças climáticas, acidificação dos oceanos, erosão da biodiversidade, poluição, entre outros. Suas articulações com a vida política e econômica envolvem um outro conjunto: a descarbonização da economia e as narrativas sobre desenvolvimento, as formas urbanas e sua relação com as áreas rurais e interioranas, os conflitos socioambientais, as políticas públicas e as formas de governança dos recursos naturais.

Estes temas são abordados em cinco linhas de pesquisa que concentram os principais projetos do Cebrap Sustentabilidade:

  • Mudanças climáticas
  • Governança ambiental policêntrica
  • Biodiversidade, água, alimentos e energia
  • Cidades e regiões na transição para a sustentabilidade
  • Epistemologia da sustentabilidade

In brief

SEJA NOSSO PARCEIRO

O Cebrap Sustentabilidade desenvolve projetos de produção de conhecimento, ações de incidência e qualificação de políticas e processos de tomada de decisão pública e privada envolvendo temas ambientais, e atividades de capacitação e formação de quadros.

Atualmente temos como parceiros várias organizações renomadas, de diferentes tipos: agências de cooperação internacional, fundações empresariais, órgãos de governo, universidades e instituições de pesquisa.

Entre em contato conosco, saiba mais sobre o Cebrap Sustentabilidade e seja nosso parceiro.

Organizações parceiras dos projetos atuais do Cebrap Sustentabilidade

O BID financia o Projeto Agenda 2030 e uma nova geração de políticas para o Brasil rural e interiorano. Neste projeto são avaliados os indicadores relativos às metas dos diferentes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios brasileiros. Também são identificados os principais desafios para que as políticas públicas possam acelerar o cumprimento destas metas

A Fundação Arymax, a Fundação Tide Setubal e o Instituto Humanize formam, juntas, a Aliança Inclusão Produtiva e Geração de Renda via Empreendedorismo. Estas organizações são parceiras do Cebrap Sustentabilidade no Projeto Cátedra Itinerante sobre Inclusão Produtiva Rural. A Cátedra Itinerante seleciona anualmente pelo menos três organizações (universidades, centros de pesquisa e assessoria ou outras organizações) para sediar as atividades daquele período. O objetivo da Cátedra é produzir melhores conhecimentos sobre inclusão produtiva nas áreas rurais e formar capacidades institucionais para a atuação neste tema.

O WCMC/PNUMA coordena, em âmbito internacional, o Projeto TradeHub – Trade, development and the environment hub. Esta iniciativa tem financiamento do UK Research and Innovation Global Challenges and Research Fund (UKRI-GCRF). O projeto envolve organizações de vários países produzindo conhecimentos sobre os impactos econômicos, sociais e ambientais da produção de commodities, e propondo soluções para introduzir melhores critérios de sustentabilidade nas regras de comércio internacional.

A Fundação Porticus apoia o Projeto Transições sustentáveis no setor agroalimentar brasileiro, iniciativa do Cebrap Sustentabilidade voltada a mapear tendências e atores relevantes neste setor e a identificar, nele, onde estão as principais oportunidades para ampliar a inclusão social e a sustentabilidade ambiental.

A RETE, o IOV e o NEPA são organizações parceiras do Cebrap Sustentabilidade na implementação da Cátedra Itinerante sobre Inclusão Produtiva Rural no período 2022/2024. Estas organizações foram selecionadas por edital e estão desenvolvendo ações de produção de conhecimentos e formação de capacidades em inclusão produtiva rural, com uma rede de parceiros em diferentes estados, priorizando temas como acesso a mercados alimentares sustentáveis, formatação de currículos e promoção de novas formas de uso dos recursos naturais em bases mais inclusivas.

Parceiros
O Núcleo de Pesquisa e Análises sobre Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade – cujo nome abreviado é Cebrap Sustentabilidade – dedica-se à produção de conhecimentos voltados a favorecer formas inovadoras de tratamento do tema ambiental e que estejam sintonizadas com os principais avanços realizados pela comunidade científica nacional e internacional.
Rua Morgado de Mateus, 615 – Vila Mariana, São Paulo – SP, Brasil
sustentabilidade@cebrap.org.br