Notícias

Acontece no Cebrap Sustentabilidade – Fevereiro 2024

Regulações, produção de commodities agrícolas e desmatamento zero

No dia 29 de fevereiro, de 10:00h às 17:00h (Horário de Brasília), será realizado o evento “Regulações, produção de commodities agrícolas e desmatamento zero”, promovido pelo Hub Brasil do projeto TRADE, Development & the Environment Hub (TRADE Hub).  Informações e inscrições acesse o link do evento.

Acontece no Cebrap Sustentabilidade – Janeiro 2024

Cátedra Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano - Prêmio Ignacy Sachs - Obras vencedoras

A Cátedra Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano promove anualmente o Prêmio Ignacy Sachs, destinado a reconhecer o mérito dos melhores trabalhos acadêmicos produzidos no Brasil sobre inclusão produtiva rural.

No evento de 30 de janeiro, a partir das 16h, vamos apresentar as obras vencedoras da 1ª edição do prêmio, que abrange: melhor dissertação de mestrado, melhor tese de doutorado e melhor artigo científico.

O evento será online pelo canal do 
https://www.instagram.com/cebrap.pesquisa

Projeto Jacarandá – Sonhar em Rede

Lançado em dezembro de 2023, o projeto Jacarandá – Sonhar em Rede, coleta os primeiros resultados 

Acesse a matéria completa no Jornal da USP.

Entrevista com o professor Arilson Favareto

Durante a 39ª Reunião Especializada de Agricultura Familiar do Mercosul, que aconteceu no mês de novembro no Rio de Janeiro, o professor Arilson Favareto, da Universidade Federal do ABC e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, o Cebrap, foi convidado para apresentar uma prévia do seu trabalho de consultoria para a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentar, a FAO, sobre a ‘Transformação dos sistemas agroalimentares e mudanças climáticas: agendas globais e oportunidades para a agricultura familiar’. O estudo deverá ser entregue à FAO nas próximas semanas.

Motivados pela Missão Josué de Castro que objetiva a alimentação de 5 milhões de brasileiros, da qual o Movimento dos Pequenos Agricultores, o MPA Brasil, faz parte, procuramos o professor Favareto para que respondesse algumas questões sobre o tema. Entre as principais afirmações da pesquisa do professor está a afirmação da importância da Agricultura Familiar Camponesa e Indígena em produzir alimentos saudáveis suficientes para a superação da fome e das desigualdades sociais de forma combinada à preservação e restauração dos biomas. Para isso, segundo Favareto, é urgente ‘alterar o padrão de financiamento não só da agricultura familiar, mas também da grande agricultura convencional’.

Confira a entrevista acessando este link.

Acontece no Cebrap Sustentabilidade – Dezembro 2023

Projeto Jacarandá – Sonhar em Rede

Cebrap Sustentabilidade apoia projeto de acervo onírico e compartilhamento de sonhos associados às mudanças do clima. O projeto Jacarandá – Sonhar em Rede aposta na criação de um acervo circulante composto por relatos de crianças e adultos que têm sonhado o mundo. Serão recolhidos e compartilhados sonhos que as pessoas associam ao aquecimento do planeta e aos impactos concretos e subjetivos das mudanças extremas do clima.

O projeto nasceu como desdobramento de pesquisas sobre os impactos subjetivos das mudanças climáticas em iniciativa coordenada pela psicanalista e antropóloga Mariana Leal de Barros, pós-doutoranda pelo Cebrap Sustentabilidade.

A Jacarandá – Sonhar em Rede já está recebendo sonhos. Para enviá-los, basta acessar o https://linktr.ee/jacaranda.sonharemrede. Podem participar pessoas de todas as idades (os sonhos de menores de idade são enviados pelos responsáveis), e os relatos podem ser feitos por escrito, desenhos ou outros registros artísticos. Os sonhadores terão sua identidade preservada e podem participar do projeto de forma anônima.

Acontece no Cebrap Sustentabilidade – Novembro 2023

Seminários Cebrap: Balanço da agenda ambiental

Balanço da agenda ambiental: um ano de governo Lula, perspectivas para a COP28 e a presidência brasileira do G20

CADERNOS CEBRAP SUSTENTABILIDADE - Volume 3 - Números 1 e 2 – Edição Especial – Prêmio Ignacy Sachs

Cadernos Cebrap Sustentabilidade  - Volume 3/2023 - Números 1 e 2 – Edição Especial – Prêmio Ignacy Sachs. Acesse as edições neste link.

Acontece no Cebrap Sustentabilidade – Julho 2023

Grupo científico lança documento com orientações para a transparência na cadeia bovina do Brasil

Recomendações serão encaminhadas a Governos Estaduais e Federal

Mas as últimas semanas trouxeram noticias preocupantes, como a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei 490/2007, conhecido como Marco Temporal. As alterações nas competências de ministérios, que esvaziam atribuições estratégicas, também acenderam sinal de alerta. Continue lendo...

Acesse o Relatório "Transparência da Cadeia Bovina no Brasil: Desafios e Oportunidades"

Acontece no Cebrap Sustentabilidade – Junho 2023

Diálogo com Silvia Scaramuzzi

Silvia Scaramuzzi
Professora da Universidade de Florença e Coordenadora do Grupo de Especialistas para apoio à Estratégia de Transição Agroalimentar da União Europeia
26 de junho/2023 - 10h00
Evento com transmissão pelo canal do  CEBRAP no YouTube.

5 de junho –  DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Depois de anos de ataque à agenda ambiental, 2023 começou com boas noticias: a recomposição do Ministério do Meio Ambiente, a criação do Ministério dos Povos Indigenas, a recuperação de órgãos importantes como a Funai e o Ibama, a reativação do Conselho Nacional do Meio Ambiente e do Fundo Amazônia. Em 19 ministérios há ações e estruturas voltadas à questão ambiental.

Mas as últimas semanas trouxeram noticias preocupantes, como a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei 490/2007, conhecido como Marco Temporal. As alterações nas competências de ministérios, que esvaziam atribuições estratégicas, também acenderam sinal de alerta.

E há mais riscos no horizonte: projetos como a exploração de petróleo na foz do Amazonas, a Ferrogrão, o asfaltamento da BR319 são exemplos de como ainda não há uma agenda renovada de desenvolvimento, compatível com as exigências do século XXI, na qual a conservação da biodiversidade ocupe lugar central e seja vista como um trunfo para o futuro, e não algo a ser sacrificado.

O Brasil precisa urgentemente de uma estratégia coerente com a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. So assim será possivel conciliar a dinamização da vida econômica com a conservação ambiental e a inclusão das populações mais vulneráveis.

Que este 5 de junho seja um dia de celebração, mas também de fortalecimento da consciência e da resistência frente às tentativas de esvaziar e atacar a pauta ambiental.

Acontece no Cebrap Sustentabilidade – Abril 2023

O projeto internacional “Governança Florestal na Amazônia”, coordenado pela Chatham House (organização do Reino Unido) e que contou com três instituições de pesquisa no Brasil, Indonésia e República Democrática do Congo, lançaram o artigo Glocalizando” o uso da terra e a governança florestal nos trópicos: examinando parcerias de pesquisa e políticas florestais internacionais que afetam o Brasil, a RDC e a Indonésia. Confira o vídeo produzido pelo projeto, que aborda como essas parcerias inovadoras em projetos de desenvolvimento e sustentabilidade, podem ser combinados com parcerias mais equitativas entre o Norte e o Sul global.

Quarta edição (abril de 2023) da Newsletter Cátedra Itinerante

Quarta edição da Newsletter Cátedra Itinerante "Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano". Acesse a publicação.

Acontece no Cebrap Sustentabilidade – Março 2023

Cebrap sedia consulta para a América Latina e o Caribe: Comércio responsável por uma agricultura sustentável

CEBRAP SEDIA CONSULTA PARA A AMÉRICA LATINA E O CARIBE: COMÉRCIO RESPONSÁVEL POR UMA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

A importância de se aprofundar o conhecimento sobre as cadeias produtivas sustentáveis, estabelecer espaços de diálogos multilaterais e promover caminhos para a transformação dos sistemas produtivos estiveram entre os temas abordados na Consulta para a América Latina e o Caribe: Comércio responsável por uma agricultura sustentável. O evento ocorreu nos dias 27 e 28 de março, na sede do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), em São Paulo.
A consulta foi realizada em formato híbrido – online e presencial – a partir da colaboração entre o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Centro Internacional de Comércio, e reuniu diversos atores para discutir prioridades, desafios e oportunidades, além de identificar e fornecer recomendações para soluções viáveis para avançar em direção a um sistema comercial sustentável, justo e inclusivo. Acesse a notícia na íntegra.

Newsletter – março 2023 – Cátedra Itinerante Inclusão Produtiva Rural

A terceira edição da Newsletter Cátedra Itinerante "Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano", você encontrará notícias e informações sobre políticas e experiências de inclusão produtiva no Brasil e as ações dos parceiros e apoiadores da Cátedra. Acesse a publicação.

Acontece no Cebrap Sustentabilidade – Fevereiro 2023

POLICY BRIEF – Edição 03  – Lições para Programas de Inclusão Produtiva Rural de cinco países latino-americanos

POLICY BRIEF – Edição 03 – LIÇÕES PARA PROGRAMAS DE INCLUSÃO PRODUTIVA RURAL DE CINCO PAÍSES LATINO-AMERICANOS

Com o aprofundamento da pobreza e da desigualdade em todo o mundo nos anos iniciais da década de 2020, tem crescido a importância de programas de inclusão produtiva tanto para as áreas urbanas como rurais. Tais programas reconhecem a multidimensionalidade da pobreza e a necessidade das transferências de renda desde o Estado, mas assumem que é por meio da expansão de oportunidades de trabalho e do
aumento da renda das famílias que ela pode ser reduzida no longo prazo (Rigolini, 2016; Banco Mundial, 2020; Vahdat et al., 2019).  Acesse a publicação.

Acontece no Cebrap Sustentabilidade – Janeiro 2023

'Glocal' policymaking and North-South research partnerships.

'Glocal' policymaking and North-South research partnerships.  How to improve governance and policy mechanisms affecting land-use, forests and peoples in the tropics? Assista o evento pelo canal Chatham House no YouTube.

Newsletter – janeiro 2023 – Cátedra Itinerante Inclusão Produtiva Rural

A primeira edição da Newsletter Cátedra Itinerante "Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano", você encontrará notícias e informações sobre políticas e experiências de inclusão produtiva no Brasil e as ações dos parceiros e apoiadores da Cátedra.  Acesse a publicação.

Acontece no Cebrap Sustentabilidade – Dezembro 2022

Vencedores do 1º Prêmio Ignacy Sachs

VENCEDORES DO 1º PRÊMIO IGNACY SACHS, PROMOVIDO PELA CÁTEDRA CÁTEDRA ITINERANTE INCLUSÃO PRODUTIVA RURAL

A Cátedra Itinerante Inclusão Produtiva Rural selecionou os três melhores trabalhos acadêmicos produzidos no Brasil sobre inclusão produtiva rural, nas modalidades Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado e Artigo Científico publicado ou inédito.  Conheça os vencedores acessando este link.

Policy Brief - Edição 02 - Digitalização, acesso a Mercados Alimentares e Inclusão Produtiva

POLICY BRIEF – Edição 02  – DIGITALIZAÇÃO, ACESSO A MERCADOS ALIMENTARES E INCLUSÃO PRODUTIVA - CÁTEDRA ITINERANTE INCLUSÃO PRODUTIVA RURAL

Digitalização dos sistemas agroalimentares é um tema amplo. Diz respeito as várias formas de  utilizar tecnologias de informação e de tratar dados em todas as fases, da produção até o consumo  (tecnologias de monitoramento e uso de recursos, simulação de efeitos de mudanças climáticas, plataformas digitais de comercialização, aplicativos de assistência técnica e acesso à informação).
Acesse a edição completa neste link.

Acontece no Cebrap Sustentabilidade – Outubro 2022

Resultado final do processo de seleção do edital 2022/23 da Cátedra Itinerante “Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano

É com grande satisfação que anunciamos o resultado final do processo de seleção do edital 2022/23 da Cátedra Itinerante “Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano”, uma iniciativa conjunta do Cebrap-Sustentabilidade, da Fundação Arymax, da Fundação Tide Setubal e do Instituto Humanize. O edital recebeu propostas de todo o país e de diferentes instituições e centros de pesquisas. Acesse a lista com as propostas selecionadas para sediar a Cátedra este ano.

Acontece no Cebrap Sustentabilidade – Setembro 2022

Policy Brief: Governança florestal e transição sustentável na Amazônia: desafios e oportunidades

Policy Brief: Governança florestal e transição sustentável na Amazônia: desafios e oportunidades 

Acesse a publicação

Acontece no Cebrap Sustentabilidade – Agosto 2022

Edital de seleção de projetos 2022/2023

RESULTADO DA ETAPA 1 DO EDITAL 2022

É com grande satisfação que anunciamos o resultado da primeira etapa de seleção do edital 2022/23 da Cátedra Itinerante “Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano”, uma iniciativa conjunta do Cebrap-Sustentabilidade, da Fundação Arymax, da Fundação Tide Setubal e do Instituto Humanize.

Acesse o resultado

Acontece no Cebrap Sustentabilidade – Julho 2022

Edital de seleção de projetos 2022/2023

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS 2022/2023

O Cebrap Sustentabilidade em  parceria com a Aliança Inclusão Produtiva e Geração de Renda via Empreendedorismo, iniciativa da Fundação Arymax, do Instituto Humanize e da Fundação Tide Setubal, convida universidades públicas e privadas, instituições e centros de pesquisa, organizações da sociedade civil, fundações e grupos de pesquisadores a apresentar propostas para o terceiro ano do projeto Cátedra Itinerante “Inclusão Produtiva Rural”.

Acesse o edital

Governança na Amazônia

GOVERNANÇA NA AMAZÔNIA

Por Louise Nakagawa e Ariane Favareto, pesquisadoras do Cebrap Sustentabilidade. Projeto da Chatham House em parceria com o Cebrap Sustentabilidade. Acesse o vídeo neste link .

Acontece no Cebrap Sustentabilidade – Abril 2022

Ciclo de seminários – Como promover a governança florestal na Amazônia?

A COOPERAÇÃO INTERNACIONAL E FLORESTA

 OS MERCADOS E A FLORESTA

OS POVOS E A FLORESTA

OS GOVERNOS E A FLORESTA

 1o Prêmio IGNACY SACHS

1o Prêmio “IGNACY SACHS"

O que é o Prêmio Ignacy Sachs?
A Cátedra “Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano” promove o 1o Prêmio “Ignacy Sachs”, destinado a reconhecer o mérito dos melhores trabalhos acadêmicos produzidos no Brasil sobre inclusão produtiva rural. O Prêmio abrange as seguintes modalidades: a) Melhor Dissertação de Mestrado; b) Melhor Tese de Doutorado; c) Melhor Artigo Científico (publicado ou inédito).  Acesse o edital.

Policy Brief - Edição 01- Caminhos para a Inclusão Produtiva nas áreas Rurais do Brasil

POLICY BRIEF – Edição 01  – CAMINHOS PARA A INCLUSÃO PRODUTIVA NAS ÁREAS RURAIS DO BRASIL - CÁTEDRA ITINERANTE INCLUSÃO PRODUTIVA RURAL

A pandemia agravou pobreza no Brasil e no mundo. Ao mesmo tempo, o contexto atual é marcado pela busca por soluções que permitam conciliar o enfrentamento das mudanças climáticas com a inclusão social. As áreas rurais são cruciais para isso pois são a fronteira entre a sociedade e a natureza e porque nelas se concentra boa parte da população vulnerável.
Acesse a edição completa neste link .

Acontece no Cebrap Sustentabilidade – Março 2022

50 ANOS DE DEBATES SOBRE SUSTENTABILIDADE. BALANÇO E DESAFIOS PARA UMA GESTÃO DE PESQUISAS

Acontece no Cebrap Sustentabilidade – Fevereiro 2022

CAMPEÕES EM PRODUÇÃO, CAMPEÕES EM DESENVOLVIMENTO?

LANÇAMENTO DO RELATÓRIO INCLUSÃO PRODUTIVA NO BRASIL RURAL E INTERIORANO

Cadernos CEBRAP Sustentabilidade - número 1 - janeiro de 2022

NÚMERO 1 DE 2022 DOS CADERNOS CEBRAP SUSTENTABILIDADE

Carlos Walter Porto-Gonçalves da Universidade Federal Fluminense e 
Samuel Britto das Chagas da Comissão Pastoral da Terra, apresentam estudo sobre as transformações socioambientais pelas quais passam os cerrados brasileiros em função da dinâmica sociogeográfica do complexo de poder que se organiza em torno do cultivo da soja. 
Confira a edição na íntegra acessando este link.

Número 2 dos Cadernos Cebrap Sustentabilidade - Fevereiro 2022

 NÚMERO  2 DOS CADERNOS CEBRAP SUSTENTABILIDADE

Walter Belik  da Unicamp, apresenta estudo sobre o avanço da monocultura da soja nos cerrados brasileiros e região do Matopiba  e seus impactos diretos nos hábitos alimentares e na segurança alimentar das populações nesses territórios.
Acesse a edição completa neste link .

Acontece no Cebrap Sustentabilidade – Novembro 2021

REUNIÕES ABERTAS DO CEBRAP SUSTENTABILIDADE

REUNIÕES ABERTAS DO CEBRAP SUSTENTABILIDADE

Desde o primeiro semestre de 2021, o Cebrap Sustentabilidade vem realizando uma série de reuniões abertas para debater textos e pesquisas que abordam a temática da Epistemologia da Sustentabilidade. A próxima reunião acontecerá no dia 19 de novembro, às 14h00. Para participar, envie um e-mail para sustentabilidade@cebrap.org.br

Acontece no Cebrap Sustentabilidade – Outubro 2021

FOOD SYSTEMS SUMMIT: BALANÇO E PERSPECTIVAS

Acontece no Cebrap Sustentabilidade – Setembro 2021

REUNIÕES ABERTAS DO CEBRAP SUSTENTABILIDADE

REUNIÕES ABERTAS DO CEBRAP SUSTENTABILIDADE

Desde o primeiro semestre de 2021, o Cebrap Sustentabilidade vem realizando uma série de reuniões abertas para debater textos e pesquisas que abordam a temática da Epistemologia da Sustentabilidade. A próxima reunião acontecerá no dia 24 de setembro, às 14h00. Para participar, envie um e-mail para sustentabilidade@cebrap.org.br

Acontece no Cebrap Sustentabilidade – Agosto 2021

RESULTADO FINAL DO EDITAL 2021/2011 DA CÁTEDRA ITINERANTE

RESULTADO FINAL DO EDITAL 2021/2022 DA CÁTEDRA ITINERANTE

Para ver o resultado final do edital 2021/2022 da Cátedra Itinerante Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano, acesse o link.

LANÇAMENTO DOS CADERNOS CEBRAP SUSTENTABILIDADE NÚMERO 4 - AGOSTO 2021

LANÇAMENTO DOS CADERNOS CEBRAP SUSTENTABILIDADE NÚMERO 4 - AGOSTO 2021

Ariane Favareto, pesquisadora do Cebrap Sustentabilidade, apresenta estudo sobre –  A produção de soja no Brasil: um olhar para a condição das mulheres na agricultura familiar e na agricultura patronal. 
Acesse na íntegra a nova edição.

Acontece no Cebrap Sustentabilidade – Maio/Junho 2021

Cop-15 e os desafios da conservação e usos da biodiversidade no Brasil

SEMINÁRIOS DA CÁTEDRA INCLUSÃO PRODUTIVA RURAL

SEMINÁRIOS DA CÁTEDRA INCLUSÃO PRODUTIVA RURAL

Entre maio e junho a Cátedra Itinerante sobre Inclusão Produtiva Rural está realizando uma série de seminários sobre temas como: Mudanças climáticas e valorização da biodiversidade; Mercados digitais na agricultura; Experiências latino-americanas de políticas públicas. Os vídeos estão disponíveis no Canal do Cebrap no Youtube. Veja as informações completas.

EDITAL DA CÁTEDRA RECEBERÁ PROPOSTAS ATÉ 30 DE JUNHO/2021

EDITAL DA CÁTEDRA RECEBERÁ PROPOSTAS ATÉ 30 DE JUNHO/2021

Foi lançado o Edital para o Ano II da Cátedra Itinerante sobre Inclusão Produtiva Rural. Pesquisadores, Universidades, ONGs e Institutos de pesquisa podem enviar propostas para sediar a Cátedra por um ano desenvolvendo ações de pesquisa, ensino, extensão, eventos e publicações. Maiores informações acesse o link.

SEMINÁRIOS CEBRAP SUSTENTABILIDADE – O BRASIL E A COP-15 BIODIVERSIDADE

SEMINÁRIOS CEBRAP SUSTENTABILIDADE –O BRASIL E A COP-15 BIODIVERSIDADE 

18 de junho/2021 às 11h00  – A 15ª Conferência das Partes (COP 15) da Convenção da Diversidade Biológica (CDB) das Nações Unidas será realizada no segundo semestre. Lá serão repactuadas metas para o período 2030-2050, em meio a um processo de extinção em massa de espécies. Também estarão sendo discutidas as relações entre a agenda das mudanças climáticas e da conversação da biodiversidade. A participação do Brasil e os potencias efeitos desta cúpula para os usos da biodiversidade serão debatidos neste seminário. Participam Nurit Bensusan (Instituto Socioambiental), NiltoTatto (Deputado Federal, Comissão de Meio Ambiente da Câmara), Sergio Leitão (Instituto Escolhas) e Carlos Joly (Unicamp, Academia Brasileira de Ciências e Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos). Transmissão online – nos canais do Cebrap nas redes sociais (Facebook e Youtube).

REUNIÕES ABERTAS DO CEBRAP SUSTENTABILIDADE

REUNIÕES ABERTAS DO CEBRAP SUSTENTABILIDADE

Entre maio e junho de 2021, o Cebrap Sustentabilidade realizou duas de suas Reuniões abertas. Foram discutidos textos e pesquisas abordando a Epistemologia da Sustentabilidade, e Sustentabilidade e Retomada Pós-pandemia. A próxima reunião acontece em agosto. Se você quer participar, envie um e-mail para sustentabilidade@cebrap.org.br

NOVO NÚMERO DOS CADERNOS CEBRAP SUSTENTABILIDADE

NOVO NÚMERO DOS CADERNOS CEBRAP SUSTENTABILIDADE

Já está disponível o terceiro número dos Cadernos Cebrap Sustentabilidade. Nele, Louise Nakagawa, Marcello De Maria e Matheus Couto analisam as experiências de formas de governança não estatais (envolvendo empresas e organizações não governamentais) que tentam diminuir os impactos ambientais da produção de commodities. Acesse na íntegra a nova edição.

DEBATE SOBRE O LIVRO “SCALE”

DEBATE SOBRE O LIVRO “SCALE”

17 de junho de 2021 às 17h00, o Cebrap Sustentabilidade promove debate sobre o livro: Scale – The Universal Laws of Growth, Innovation, Sustainability, and the Pace of Life in Organisms, Cities, Economies, and Companies, de Geoffrey Watson. Nele o autor apresenta uma ambiciosa abordagem deste conjunto de temas sob as lentes das Teorias da Complexidade. Se você quiser acompanhar, envie e-mail para sustentabilidade@cebrap.org.br

Abril 2021

Seminário de lançamento do Cebrap Sustentabilidade

SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO DO CEBRAP SUSTENTABILIDADE

16 de abril, das 11h às 13h. Na abertura, Marcos Nobre (presidente do Cebrap), Arilson Favareto (coordenador do Cebrap Sustentabilidade), Natalia Leme (Fundação Arymax) apresentam o Núcleo, sua programação de atividades e as expectativas sobre esta iniciativa. E na parte principal José Eli da Veiga (IEA/USP) discute “Os desafios científicos da Sustentabilidade”, tema de texto de sua autoria que abre a série de publicações Cadernos Cebrap Sustentabilidade. Acesse o vídeo de lançamento do Cebrap Sustentabilidade.

Ciência da Sustentabilidade

CIÊNCIA DA SUSTENTABILIDADE 

É o tema do primeiro número da publicação Cadernos Cebrap Sustentabilidade. O texto, inédito, é de autoria de José Eli da Veiga, Professor Sênior do Instituto de Estudos Avançados da USP e um dos maiores especialistas brasileiros sobre o tema. Nele, o autor apresenta um rico retrato da evolução dos conceitos e teorias sobre sustentabilidade ao longo das últimas décadas e identifica os principais temas e desafios que conformam esta importante fronteira do conhecimento científico nesta terceira década do século. 

Reunião aberta do Cebrap Sustentabilidade

REUNIÃO ABERTA DO CEBRAP SUSTENTABILIDADE 

No dia 23 de abril será discutido o tema “Novas abordagens sobre Resiliência e Sistemas socioecológicos”. As Reuniões abertas do Núcleo acontecem a cada dois meses e têm por objetivo discutir textos relevantes sobre temas de atuação do Núcleo. Para participar, envie seus dados e filiação institucional por e-mail.

O Núcleo de Pesquisa e Análises sobre Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade – cujo nome abreviado é Cebrap Sustentabilidade – dedica-se à produção de conhecimentos voltados a favorecer formas inovadoras de tratamento do tema ambiental e que estejam sintonizadas com os principais avanços realizados pela comunidade científica nacional e internacional.
Rua Morgado de Mateus, 615 – Vila Mariana, São Paulo – SP, Brasil
sustentabilidade@cebrap.org.br